quinta-feira, 16 de abril de 2009

THEODOR ADORNO (3)



Theodor Adorno
Em
O Fetichismo na música e a regressão da audição.






“O conceito de fetichismo musical não se pode deduzir por meios puramente psicológicos.
O fato de que “valores” sejam consumidos e atraiam os afetos sobre si, sem que suas qualidades específicas sejam sequer compreendidas ou apreendidas pelo consumidor, constitui uma evidência da sua característica de mercadoria.
Com efeito, a música atual, na sua totalidade, é dominada pela característica de mercadoria: os últimos resíduos pré-capitalistas foram eliminados.
A música, com todos os atributos do etéreo e do sublime que lhes são outorgados com liberalidade, é utilizada sobretudo nos Estados Unidos, como instrumento para a propaganda comercial de mercadorias que é preciso comprar para poder ouvir música”.




“A modificação da função da música atinge os próprios fundamentos da relação entre arte e sociedade.
Quanto mais inexoravelmente o princípio do valor de troca subtrai aos homens os valores de uso, tanto mais impenetravelmente se mascara o próprio valor de troca como objeto de prazer”.



“A mulher que possui dinheiro para as compras, delicia-se no ato mesmo de fazer compras”.



“A renúncia à individualidade que se amolda à regularidade rotineira daquilo que tem sucesso, bem como o fazer o que todos fazem, seguem-se do fato básico de que a produção padronizada dos bens de consumo oferece praticamente os mesmos produtos a todo cidadão”.




ADORNO, Theodor W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. Tradução de Luiz João Baraúna, revista por João Marcos Coelho. In. _____ Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

Sobre ADORNO clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Adorno

2 comentários:

Unknown disse...

Oi James,
Estudei um pouco de Adorno nas aulas de Filosofia na faculdade...
Uma boa sexta-feira pra vc!
Bjos,
Paulinha

conduarte disse...

James, depois prometo vir aqui e ler sobre ADORNO, agora paso rapidinho para agradecer o selinho... COloquei do lado direito do meu blog, mas não consigo repassar, não tenho paciência, feia isso né?
Mas está lá com seu link e te agradeço demais pela delicadeza comigo,

te convido a ouvir e ver isto, copie e cole aí, vc vai se emocionar

http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk


bj, con