quarta-feira, 8 de abril de 2009

JAMES HARVEY ROBINSON



James Harvey Robinson
Em
A Formação da Mentalidade.







“Há quatro camadas históricas subjacentes na mentalidade do homem civilizado – a mentalidade animal, a infantil, a selvagem e a tradicional, criada pela civilização.
Fomos todos animais e nunca escaparemos aos efeitos desse fato; nossos ancestrais viveram em estado de selvageria durante, praticamente, toda a existência da raça, aí uns 500 mil ou um milhão de anos, e a mentalidade selvagem subsiste dentro de nós; e, finalmente, somos filhos duma civilização da qual não podemos fugir dos efeitos”.



“Em todos os nossos devaneios e especulações, ainda os mais exigentes, sofisticados e desiludidos, temos três companheiros hostis, a nos vigiarem com ciosa impaciência – o nosso progenitor símio, uma criança frenética e um selvagem.
A cada passo pilhamo-nos em camaradagem franca com um desses antigos companheiros, com os quais sentimos infinita satisfação em brincar, como no passado.
E nalguns de nós aparece, a mais, um filósofo grego, ou um homem de letras, ou um místico neo-platônico, ou um monge medieval.
Todos eles bem acompanhados com os três companheiros mais antigos”.








ROBINSON, James Harvey. A Formação da Mentalidade. Tradução de Monteiro Lobato. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.

Sobre James Harvey Robinson clique no linque abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/James_Harvey_Robinson

Nenhum comentário: