sábado, 11 de abril de 2009

MICHAEL POLANYI



Michael Polanyi
Em
A Lógica da Liberdade.






“Um agregado de iniciativas individuais só pode conduzir ao estabelecimento de ordem espontânea se cada um levar em conta em sua ação o que os outros fizeram antes no mesmo contexto.

Quando grandes quantidades estão envolvidas, esse ajustamento mútuo pode ser indireto; cada indivíduo se adapta a um estado de coisas resultante de ações precedentes do restante.

Isso requer que a informação sobre o estado de coisas em questão esteja disponível para cada integrante do agregado, como acontece nos vários mercados, nas conquistas correntes do progresso científico ou na posição atualizada da lei.

Pode-se acrescentar que por “indivíduos” entenda-se “corporações agindo como indivíduos”.







POLANYI, Michael. A Lógica da Liberdade. Reflexões e Réplicas. Tradução de Joubert de Oliveira Brizida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.

Sobre Polanyi clique no linque abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Polanyi

Ainda sobre Polanyi clique:
http://www.acton.org/publications/randl/rl_liberal_por_465.php

2 comentários:

Anna Flávia disse...

não alcancei... ;(

bom domingo de páscoa pra ti.
beijo!

Belinha Fernandes disse...

Olá meu amigo James!!!Como está esse Domino de Páscoa por aí?Recordo que em anos passados quando vinha esta altura a gente pensava em praia e por aqui as ruas enchiam-se de espanhóis.Agora já não é assim, tudo mudou, o clima ficou diferente, está sol, mas frio, choveu aqui, nevou na Serra,ponto mais alto do continente!!E até guerra ás amêndoas eu declarei, ma são ao chocolate!!Não sou religiosa mas a mensagem de renovação é uma óptima mensagem para qualquer um. Como sempre adorei sua visita, saudades do tempo em que eu só tinha o Fotolog...
Um bom Domingo!!!