terça-feira, 14 de abril de 2009

RAOUL GIRARDET



Raoul Girardet
Em
Mitos e Mitologias Políticas
.





“A realidade mítica é tal que escapará sempre, por alguns de seus aspectos, a mais sutil como a mais rigorosa das análises.

É uma esperança sem dúvida bem ilusória pretender definitivamente transcender a oposição do racional e do imaginário.

Encontramo-nos em um domínio onde o único verdadeiro conhecimento seria de ordem existencial: apenas aqueles que vivem o mito na adesão de sua fé, no impulso de seu coração e no empenho de sua sensibilidade se encontrariam em condições de exprimir sua realidade profunda.

Visto do exterior, examinado com o exclusivo olhar da observação objetiva, o mito corre o risco de não mais oferecer senão uma imagem fossilizada, seca, prancha de anatomia despojada de todos os mistérios da vida, cinzas esfriadas de uma fogueira incandescente.

Entre os dados da experiência interiormente vivida e os do distanciamento crítico, o hiato subsiste; talvez seja possível reduzi-lo, mas é vão sonhar em aboli-lo totalmente.

O mito só pode ser compreendido se é intimamente vivido, mas vivê-lo impede dar-se conta dele objetivamente.

Objeto de estudo, ele tende, inversamente, a imobilizar-se em uma sucessão de dados estáticos, tende igualmente a se esvaziar de seu conteúdo emocional, ou seja, do essencial de si mesmo”.






GIRARDET, Raoul. Mitos e Mitologias Políticas. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Sobre Raoul Girardet clique no linque abaixo:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Raoul_Girardet

Nenhum comentário: