quinta-feira, 3 de setembro de 2009
CASSIRER (5)
Ernst Cassirer
Em
Linguagem e Mito.
“Deve haver alguma função determinada, essencialmente imutável, que confere a Palavra este caráter distintivamente religioso, elevando-a, desde o começo, à esfera religiosa, à esfera do “sagrado”.
Nos relatos da Criação de quase todas as grandes religiões culturais, a Palavra aparece sempre unida ao mais alto Deus criador, quer diretamente como o fundamento primário de onde ele próprio, assim como toda existência e toda ordem de existência provêm”.
“A partir desta crença no poder físico-mágico encerrado na palavra, a evolução espiritual da humanidade teve que percorrer longo caminho, até chegar à consciência de seu poder espiritual.
De fato, a palavra, a linguagem, é que realmente desvenda ao homem aquele mundo que está mais próximo dele que o próprio ser físico dos objetos e que afeta mais diretamente sua felicidade ou sua desgraça.
Somente ela torna possível a permanência e vida do homem na comunidade; e nela, na sociedade, na relação com um “tu”, também assume forma determinada o seu próprio eu, sua subjetividade”.
CASSIRER, E. Linguagem e Mito. Tradução: J. Guinsburg e Miriam Schnaiderman. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
Sobre Cassirer clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernst_Cassirer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário