quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PAOLO MANTEGAZZA (2)



Paolo Mantegazza
Em
Os Caracteres Humanos.






“Muitos, senão muitíssimos, bem-nascidos, com saúde e riqueza, providos de toda a bagagem necessária para uma viagem serena e aprazível através da vida, são tantas vezes infelizes e amaldiçoam o berço, só porque não tinham a experiência dos homens e muito menos das mulheres, sempre mais indecifráveis que nós.

São infelizes, porque apertam a mão, afetuosamente, a um bandido, porque elegem para mulher uma Harpia, porque na escolha do médico, do advogado, do conselheiro põem sempre o dedo sobre os que são menos aptos para exercer essas difíceis missões, em suma porque desconhecem os caracteres humanos”.



“A influência do clima sobre um povo ou uma raça, quando dura séculos, acumula-se e condensa-se até nas mais profundas medulas do caráter nacional, pelo que este perdura mesmo ao transplantar-se dum a outro céu”.



“A caridade supõe o proletário, e as sociedades mais civilizadas se não mais providas de beneficência coletiva e preventiva mais comum e menos repugnante tornam o egoísmo”.



“O amor próprio é o sentimento da hierarquia, e em todos os animais sociais é necessário, é congênito com o egoísmo e o instinto sexual”.



“A história recolhe sempre o sangue que a mão do homem derrama tão amiúde pelo caminho que ele transcorre, mas esquece as lágrimas, tantas e tantas, que se afundam na terra, mudas e invisíveis, – talvez para fecundar de novas dores a terra donde outros homens nascerão”.







MANTEGAZZA, Paulo. Os Caracteres Humanos. Tradução de Joaquim Leitão. Lisboa: Santos & Vieira, 1913.

Sobre Paolo Mantegazza clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paolo_Mantegazza

Nenhum comentário: