quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PIERRE LÉVY (3)



Pierre Lévy
Em
A ideografia dinâmica.







“A realidade virtual é a mais recente de uma longa linhagem de utopias semióticas que têm em comum o fato de visar a uma comunicação transparente, sem interferências ou resíduo”.




“Por que continuar a utilizar a linguagem, fundada na impossibilidade de comandar rapidamente algo além das cordas vocais, se podemos comandar diretamente a totalidade do mundo sensível?

Uma vez desaparecidas as limitações materiais que presidiram o emprego das linguagens (caso da realidade virtual), não há mais razão para utilizá-las como instrumentos privilegiados de comunicação.

Poder projetar e transformar rapidamente mundos sensíveis compartilhados: eis um modo de expressão infinitamente mais poderoso, mais eloqüente que as descrições verbais!

Desde que se disponha de um equipamento técnico adequado, é perfeitamente possível comunicar sem símbolos, manipulando diretamente a aparência das coisas e a constituição de mundos”.








LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. Tradução: Marcos Marcionilo e Saulo Krieger. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy

Nenhum comentário: