quarta-feira, 23 de setembro de 2009
PIERRE LÉVY (3)
Pierre Lévy
Em
A ideografia dinâmica.
“A realidade virtual é a mais recente de uma longa linhagem de utopias semióticas que têm em comum o fato de visar a uma comunicação transparente, sem interferências ou resíduo”.
“Por que continuar a utilizar a linguagem, fundada na impossibilidade de comandar rapidamente algo além das cordas vocais, se podemos comandar diretamente a totalidade do mundo sensível?
Uma vez desaparecidas as limitações materiais que presidiram o emprego das linguagens (caso da realidade virtual), não há mais razão para utilizá-las como instrumentos privilegiados de comunicação.
Poder projetar e transformar rapidamente mundos sensíveis compartilhados: eis um modo de expressão infinitamente mais poderoso, mais eloqüente que as descrições verbais!
Desde que se disponha de um equipamento técnico adequado, é perfeitamente possível comunicar sem símbolos, manipulando diretamente a aparência das coisas e a constituição de mundos”.
LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. Tradução: Marcos Marcionilo e Saulo Krieger. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário