terça-feira, 1 de setembro de 2009

JOHN STUART MILL (4)



John Stuart Mill
Em
Sistema de Lógica Dedutiva e Indutiva.




“Uma mente que, previamente não-versada na significação e no uso correto das várias espécies de palavras, empreendesse o estudo dos métodos de filosofar seria como alguém que quisesse tornar-se um observador em astronomia sem nunca antes ter aprendido a ajustar a distância focal dos seus instrumentos ópticos para poder ver distintamente”.




“Um nome próprio não é mais do que uma marca sem significação que juntamos em nossas mentes à idéia do objeto, a fim de que sempre que a marca encontrar nossos olhos ou ocorra aos nossos pensamentos, possamos pensar naquele objeto individual”.




“Os fenômenos da natureza existem em duas relações distintas uns com os outros: a da simultaneidade e a da sucessão.

Todo fenômeno está relacionado, uniformemente, com alguns fenômenos que coexistem com ele e com fenômenos que o precederam e o seguirão”.




“Sendo a hipótese uma pura suposição, não há outros limites para as hipóteses além da imaginação humana”.




“O acaso é geralmente a antítese direta da lei; o que quer que, supõe-se, não pode ser atribuído a uma lei é atribuído ao acaso.

É certo, todavia, que tudo o que acontece é resultado de alguma lei, é um efeito de causas, e de suas leis”.






MILL, John Stuart. Sistema de Lógica Dedutiva e Indutiva e outros textos. Traduções de João Marcos Coelho e Pablo Rubén Mariconda. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).

Sobre John Stuart Mill clique no linque abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Stuart_Mill

Nenhum comentário: