segunda-feira, 5 de outubro de 2009
JAMES HARVEY ROBINSON (2)
James Harvey Robinson
Em
A Formação da Mentalidade.
“Enquanto deixávamos que o nosso livre pensamento nas ciências naturais transformasse o mundo velho, permitia-mos que a Igreja, as escolas e universidades continuassem a inculcar crenças e idéias de alguma valia no passado, mas hoje meros anacronismos.
Porque a “ciência social” ensinada em nossas escolas não passa duma apresentação do convencional, em vez do estudo dos fatos novos e desconcertantes que explodem em todas as direções”.
“A crítica às idéias dominantes sempre foi, e por muito tempo ainda será, considerada ofensiva.
Porque, afinal de contas, falar e escrever são formas de conduta; e, como toda conduta, são desagradáveis quando se afastam das normas da respeitabilidade dominante.
Dizer que nossas idéias de religião, de moralidade e propriedade são defeituosas e necessitam de revisão é na verdade mais chocante do que viola-las na vida diária.
Porque estamos habituados a ter diante de nossos olhos, como coisa de sempre, o crime, o pecado e a má conduta, mas não sabemos tolerar nenhuma tentativa ideológica para a mudança do status-quo”.
ROBINSON, James Harvey. A Formação da Mentalidade. Tradução de Monteiro Lobato. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.
Sobre James Harvey Robinson clique no linque abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/James_Harvey_Robinson
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário