segunda-feira, 19 de outubro de 2009

THEODOR ADORNO (4)

Theodor Adorno
Em
Educação e Emancipação.





“Em primeiro lugar, compreendo “televisão como ideologia” simplesmente como o que pode ser verificado, sobretudo nas representações televisivas norte-americanas, cuja influência entre nós é grande, ou seja, a tentativa de incutir nas pessoas uma falsa consciência e um ocultamento da realidade, além de, como se costuma dizer tão bem, procurar-se impor às pessoas um conjunto de valores como se fossem dogmaticamente positivos, enquanto a formação a que nos referimos consistiria justamente em pensar problematicamente conceitos como estes que são assumidos meramente em sua positividade, possibilitando adquirir um juízo independente e autônomo a seu respeito.

Além disto, contudo, existe ainda um caráter ideológico-formal da televisão, ou seja, desenvolve-se uma espécie de vício televisivo em que por fim a televisão, como também outros veículos de comunicação de massa, converte-se pela sua simples existência no único conteúdo da consciência, desviando as pessoas por meio da fartura de sua oferta daquilo que deveria se constituir propriamente como seu objeto e sua proridade”.




“O embuste a que há pouco nos referimos consiste precisamente em que esta harmonização da vida e esta deformação da vida são imperceptíveis para as pessoas, porque acontecem nos bastidores.

Uso o termo “bastidores” num sentido amplo.

Eles são tão perfeitos, tão realistas, que o contrabando ideológico se realiza sem ser percebido, de modo que as pessoas absorvem a harmonização oferecida sem ao menos se dar conta do que lhes acontece.

Talvez até mesmo acreditem estar se comportando de um modo realista.

E justamente aqui é necessário resistir”.







ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3ª. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

Sobre ADORNO clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Adorno

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