terça-feira, 6 de outubro de 2009

MAX WEBER (2)



Max Weber
Em
Ensaios de Sociologia.






“O mágico foi o precursor histórico do profeta, do profeta e salvador tanto exemplares como emissários.

Em geral, o profeta e salvador legitimaram-se através da posse de um carisma mágico.

Para eles, porém, isto foi apenas um meio de garantir o reconhecimento e conseguir adeptos para a significação exemplar, a missão, da qualidade de salvador de suas personalidades.

A substância da profecia do mandamento do salvador é dirigir o modo de vida para a busca de um valor sagrado.

Assim compreendida, a profecia ou mandamento significa, pelo menos relativamente, a sistematização e racionalização do modo de vida, seja em pontos particulares ou no todo.

Esta última significação tem ocorrido geralmente com todas as verdadeiras “religiões da salvação”, ou seja, com todas as religiões que prometem aos seus fiéis a libertação do sofrimento.

Isto é ainda mais provável quanto mais sublimada, mais interior e mais baseada em princípio é a essência do sofrimento, pois então é importante colocar o seguidor num estado permanente que o proteja intimamente contra o sofrimento.

Formulado abstratamente, o objetivo racional da religião redentora tem sido assegurar ao que é salvo um estado sagrado, e com isso o hábito que garante a salvação.

Isto toma o lugar de um estado agudo e extraordinário, e com isso sagrado, alcançado transitoriamente por meio de orgias, ascetismo ou contemplação”.







WEBER, Max. “Ensaios de Sociologia (Capítulo XIII)”. In. ___________ Ensaios de Sociologia e Outros Estudos. Seleção de Maurício Tragtenberg. Tradução da versão inglesa por Waltensir Dutra. 1ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores)


Sobre Max Weber clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber

Nenhum comentário: