sábado, 11 de setembro de 2010

JACOB PINHEIRO GOLDBERG



Jacob Pinheiro Goldberg
Em
Psicoterapia e Psicologia.






“Tanto a Psicologia e dentro dela particularmente o seu instrumental de trabalho clínico, a psicoterapia clínica, como a filosofia oriental: o Zen-Budismo, bem como quase todas as escolas de procura são unânimes em afirmar que não existem respostas a serem dadas, mas muito mais do que isto, é preciso assinalar e demonstrar ao analisando que não há perguntas a serem formuladas”.





“Realmente, entender bem que a vida é um processo global, que não existem problemas isolados, que a realidade tem que ser abarcada de um ponto de vista totalizante, que nós não devemos sair dos problemas, que nós não devemos sair e nos colocar fora das situações, mas muito pelo contrário, cada vez mais entrarmos dentro dos problemas até chegar o momento em que nós nos transformemos no próprio problema.

E que essa é a única forma de manter o equilíbrio dentro do desequilíbrio,
a segurança dentro da insegurança,
o ritmo dentro da desarmonia,
a ordem dentro do caos
e finalmente, a vida dentro da morte”.







GOLDBERG, J. P. Psicoterapia e Psicologia. São Paulo: 1979. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=yADxu2LNolAC&pg=PA184&dq=Ci%C3%AAncia+social&lr=&as_brr=1&cd=21#v=onepage&q=Ci%C3%AAncia%20social&f=false
.
Sobre J P Goldberg clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacob_Pinheiro_Goldberg

Nenhum comentário: