segunda-feira, 27 de setembro de 2010

REINHART KOSELLECK



Reinhart Koselleck
Em
Uma História dos Conceitos.






“A história dos conceitos coloca-se como problemática indagar a partir de quando determinados conceitos são resultado de um processo de teorização.
Essa problemática é possível de ser empiricamente tratada, objetivando essa constatação, por meio do trabalho com as fontes”.





“Todo conceito é não apenas efetivo enquanto fenômeno linguístico; ele é também imediatamente indicativo de algo que se situa para além da língua”.





“Um conceito relaciona-se sempre àquilo que se quer compreender, sendo portanto a relação entre o conceito e o conteúdo a ser compreendido, ou tornado inteligível, uma relação necessariamente tensa”.





“Todo conceito está imbricado em um emaranhado de perguntas e respostas, textos/contextos”.





“Podemos assumir que a língua (Sprachhaushalf) pode ser pensada como elemento importante na compreensão e entendimento do uso de certos conceitos e não de outros para a inteligibilidade de realidades históricas.
Assim procedendo estamos construindo uma cadeia, através do conjunto da língua que articula um conceito a outro”.





“Todo conceito só pode enquanto tal ser pensado e falado/expressado uma única vez.
O que significa dizer que sua formulação teórica/abstrata relaciona-se a uma situação concreta que é única”.






KOSELLECK, Reinhart. Uma História dos Conceitos: problemas teóricos e práticos. Transcrição, tradução e edição por Manoel Luis Salgado Guimarães. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 134-146. Disponível em: http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1945/1084

Sobre Koselleck clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinhart_Koselleck

Nenhum comentário: