sábado, 12 de fevereiro de 2011

GEORG SIMMEL (2)



Georg Simmel
Em
Da psicologia da moda.






“As formas de vida típicas da história de nossa espécie demonstram sempre a eficácia desses princípios antagônicos.

Todos eles expressam na sua esfera e sob uma forma específica, o interesse de unir a permanência e a perseverança da mesma maneira que a mudança e a variação; de fundar um acordo entre o geral e o mesmo com o específico e singular; de proporcionar um compromisso entre a dedicação à totalidade social e a imposição da própria individualidade”.




“Nas configurações sociais dessas contradições temos frequentemente, um dos pólos como portador da tendência psicológica para a “imitação”.

A imitação nos proporciona, de pronto, o estímulo de uma efetiva prova de força, na medida em que não exige nenhum esforço criativo e pessoal relevante, e nos é conferida de forma leve e direta a partir do caráter dado do seu conteúdo.

Ao mesmo tempo, ela nos dá a tranqüilidade de não estarmos sozinhos na ação em questão”.




“Na imitação é o grupo que conduz o indivíduo, na medida em que simplesmente transmite a forma do seu comportamento e liberta o indivíduo da tortura e da responsabilidade da escolha”.




“A moda significa, por um lado, o pertencimento em relação àqueles que estão na mesma situação, e, por outro, o distanciamento do grupo como um todo em relação aos que se situam abaixo socialmente”.




“As modas dos estratos superiores diferenciam-se daquelas dos estratos inferiores, e são prontamente abandonadas quando os últimos passam a se apropriar das mesmas”.







SIMMEL, Georg. “Da psicologia da moda: um estudo sociológico”. In. SOUZA, Jesse e ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB, 1998. Disponível em: http://www.4shared.com/get/HGPMjljY/Da_Psicologia_da_Moda_-_um_est.html;jsessionid=F59243AD607CAB4CE986CA3197F657ED.dc214



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