terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GILKA MACHADO (3)



ANALOGIA
(Gilka Machado)

Sempre que o frio chega o meu prazer sorri,
pois te adoro no Hinverno e adoro o Hinverno em ti...




Amo o Hinverno assim triste, assim sombrio,
lembrando alguém que já não sabe amar;
e sempre, quando o sinto e quando o espio,
julgo-te etherisado, esparso no ar

Afoita, a alma do Hinverno desafio,
para inda te querer e te pensar
por gosal-o e gosar-te, que arrepio!..
que semelhança em ambos singular!.

Loucura pertinaz do meu anhelo:
- emprestar-te, emprestar-lhe uma emoção,
- pelo mal de perder-te querer tel-o...

Amor! Hinverno! Minha aspiração!
quem me dera resfriar-me no teu gelo!
quem me dera aquecer-te em meu Verão!.








MACHADO, Gilka da Costa Mello. Mulher Nua (poesias). Rio de Janeiro: Jacintho Ribeiro dos Santos Editor, 1922. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/03637900#page/4/mode/1up

Sobre Gilka Machado clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilka_Machado

Um comentário:

Anna Flávia disse...

Não conhecia. Gostei! :)


Beijo!