terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

WILLIAM SHAKESPEARE



William Shakespeare
Em
Tragédia do rei Ricardo II.





REI RICARDO – Não te alies à dor, bela consorte, para apressar meu fim.
Daqui por diante, bela alma, aprende a ver em nosso estado primitivo somente um feliz sonho.
Ora, despertos, vemos a verdade do que somos de fato.
Boa amiga, uma jura me fez irmão da feia necessidade: ela e eu somos aliados até a morte.
Vai logo para a França e entra para uma casa religiosa.
Nossa vida, mal gasta foi o proêmio do que no céu vai ser o nosso prêmio.

RAINHA – Que vejo!
O meu Ricardo está mudado na alma e no corpo, assim, e enfraquecido?
Privou-te Bolingbroke do intelecto?
No imo peito te entrou?
Ainda nas vascas da morte, o leão possante estende as garras e, em falta de outra coisa, fere a terra, na raiva de se ver, alfim, domado.
E tu, agora, como um colegial aceitas o castigo, a vara beijas, humildemente o ultraje acaricias, tu, que és um leão e o rei das bestas feras?

REI RICARDO – É certo: rei das feras.
Se não fosse ter sido eu rei das feras, ainda estava como um feliz rei dos homens.
Não demores, minha boa rainha de outros tempos, vai para a França logo; como morto me considera, e que esta despedida foi o adeus que eu te disse do meu leito de morte.
No correr das longas noites do inverno senta-te à lareira, ao lado de boa gente idosa e ouve as histórias que te contarem, de épocas terríveis, há muito acontecidas.
Como paga, antes de lhes dizeres boa-noite, conta-lhes minha história lamentável e em lágrimas os faze ir para o leito.
Até mesmo os tições sem sentimento hão de simpatizar com os dolorosos acentos de tua língua comovida e de piedade extinguirão o fogo, chorando – alguns em cinza, outros com vestes cor de carvão – a sorte de um monarca legítimo que o trono a perder veio”.







SHAKESPEARE, W. Tragédia do rei Ricardo II. Tradução de Carlos A. Nunes. Disponível em: http://www.visionvox.com.br/biblioteca/w/Willian-Shakespeare---A-Tragédia-do-Rei-Ricardo-II.pdf

Sobre William Shakespeare clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

Nenhum comentário: