quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PANDIÁ CALÓGERAS



Pandiá Calógeras
Em
Problemas de governo.






“Os fundamentos da atividade política são por demais movediços; a representação das opiniões e a escolha dos expoentes por demais baseadas em ficções de duvidosa lógica; para que se possa realmente esperar em tal ambiente seleção elevada de valores.

Não é de hoje a nota de que as democracias são o triunfo das mediocridades, e quando muito permitem alcançar níveis de mediania.

Mais de dois mil anos de história registrada dão abundante manancial de provas”





“lntelectualidade, conhecimento dos homens e das coisas, espírito coordenador dos fenômenos; capacidade de realizar; coerência; sinceridade religiosa no sentir, pensar e agir; outros tantos predicados, indispensáveis e essenciais embora, que, em nosso firmamento governativo, possuem apenas o brilho das estrelas de grandeza inferior.
Os sóis de tal céu têm origens outras, e quase sempre irradiam luz de outra natureza”.





“É preciso que o Brasil se convença, e a isto estamos presenciando em escala ascendente, de que o governo é o pior, o mais caro e o mais incômodo dos protetores”.





CALÓGERAS, Pandiá. Problemas de governo. 2ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936. Disponível em: http://www.brasiliana.com.br/obras/problemas-de-governo/pagina/3/texto

Sobre Pandiá Calógeras clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandi%C3%A1_Cal%C3%B3geras

Nenhum comentário: