terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

STEPHEN HAWKING



Stephen W. Hawking
Em
Breve história do tempo.






“O objetivo final da ciência é fornecer uma única teoria que descreva todo o Universo”.




“A massa do Sol encurva o espaço-tempo de tal modo que, embora a Terra siga uma trajetória retilínea no espaço-tempo quadridimensional, a nós parece-nos mover-se ao longo de uma órbita circular no espaço tridimensional”.




“Evidentemente, a suposição de que o Universo tem o mesmo aspecto em todas as direções não é, na realidade, verdadeira”.




“Por que haverá mais quarks que antiquarks?

Por que não há um número igual de cada?

É certamente uma sorte para nós os números não serem iguais porque, se fossem, quase todos os quarks e antiquarks se teriam aniquilado mutuamente no princípio do Universo, deixando-o cheio de radiação mas com muito pouca matéria”.




“O horizonte de acontecimentos, a fronteira da região do espaço-tempo do qual não é possível escapar, atua como uma membrana num sentido único em redor do buraco negro: os objetos, tais como astronautas desprevenidos, podem cair através do horizonte de acontecimentos para dentro do buraco negro, mas nada pode sair dele através do horizonte de acontecimentos (convém lembrar que o horizonte de acontecimentos é o caminho que a luz segue no espaço-tempo ao tentar escapar do buraco negro, e que nada se propaga mais depressa que a luz)”.







HAWKING, Stephen W. Breve história do tempo. Tradução de Ribeiro da Fonseca. 3ª. Ed. Lisboa: Gradiva – Publicações Ltda, 1994.

Sobre Stephen Hawking clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking

Nenhum comentário: